Blog

10 regras da poupança

As 10 Regras da poupança

Para pouparmos precisamos de criar hábitos desde cedo e definir regras muito precisas e orientadas para o que verdadeiramente é importante para a nossa saúde financeira e da nossa família. Para isso, listamos as 10 regras de ouro da poupança:

 

📌 Leia também:
Melhores investimentos para 2021

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

As 10 regras da poupança:

1 – Amar todas as formas de poupar dinheiro

Se temos um objetivo de fazer uma viagem, então pode ser uma motivação adicional para que consigamos poupar dinheiro para lá chegar.

Existem várias formas de amarmos o facto de estarmos a poupar, quando estamos constantemente a pensar em concretizar algo com o nosso esforço e dedicação.

 

 2 – Não gastar o dinheiro em vão

Uma das formas de conseguir poupar dinheiro passa por saber gerir bem a sua vida financeira, logo deve ter sempre um orçamento para as suas despesas fixas e variáveis para que não gaste dinheiro desnecessário.

 

3 – Guardar 10% do rendimento do agregado familiar para o fundo de emergência

Um fundo de reserva é das coisas mais importantes a ter, porque significa que dispomos de uma salvaguarda financeira que podemos utilizar numa situação inesperada, como por exemplo, o arranjo do carro ou umas obras em casa.

Reserve pelo menos 10% do rendimento do agregado familiar para colocar de parte para constituir ou reforçar sempre um fundo de emergência.

 

4 – Honrar o planeamento financeiro

Uma das formas de podermos ter a nossa vida financeira organizada é ter um planeamento a curto, médio e longo prazo. Isto implica automaticamente a criação de estratégias para a concretização de objetivos programados no tempo. Planear significa projetar o futuro, contando com o presente. 

 

5 – Não comprar por impulso

Evite ao máximo as compras por impulso, principalmente quando falamos de despesas mensais na alimentação. Evite fazer compras com fome e leve sempre uma lista consigo para que possa seguir à risca e não comprar coisas que não precisa.

 

6 – Não gaste mais do que ganha

Esta é uma das regras mais importantes a ter em consideração! A única forma de o cumprir, passa por saber exatamente onde gasta o seu dinheiro mensalmente. Elabore uma lista das suas despesas fixas e variáveis e analise onde está a gastar dinheiro em despesas supérfluas para eliminar este custo.

 

7 – Não gastar sem pensar 

Para não gastar sem pensar é preciso acompanhar o planeamento traçado de forma a que tudo corra dentro do definido. Quando pensar em gastar fora do previsto, questione-se se precisa mesmo daquilo ou se a compra poderá ser adiada e esse valor que ia gastar, poderá passar para uma poupança. A sua carteira agradece!

 

8 – Não resgatar um investimento antes do vencimento

Se tem dinheiro aplicado e tem um prazo definido de maturidade, analise bem o porquê de estar a resgatar, porque pode implicar custos adicionais ou perda de juros na totalidade. Daí também ser importante diversificar qualquer investimento que faça para analisar as várias alternativas e no caso de necessidade absoluta, avaliar qual o que terá menos implicações.

 

9 – Investir dinheiro para a independência financeira 

É necessário investir dinheiro a pensar na nossa independência financeira e também, para que a nossa reforma possa ser mais bem equilibrada e desafogada. A independência também significa termos dinheiro a trabalhar para nós, por isso pode e deve sempre optar por colocar o dinheiro a trabalhar para si, através da criação de um plano de formação com vídeos, programa de afiliados, etc, onde pode estar a ganhar dinheiro sem sair do sofá.

10 – Não deixar o dinheiro parado na poupança

Vá acompanhando as suas poupanças sempre pensando na melhor solução. Diversifique a sua carteira para potenciar o ganho e não deixe o dinheiro parado numa conta à ordem.

 

E já sabe, concentre-se nestas regras e evite erros e maus hábitos financeiros de modo a prosperar financeiramente.

 

E já sabe, concentre-se nestas regras e evite erros e maus hábitos financeiros de modo a prosperar financeiramente 😉 

 

De 1 a 10, quais destas regras já estava a seguir? Partilhe connosco! 👇

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up