Carina Meireles

BLOG

CARINA

MEIRELES

Receba as minhas atualizações no seu e-mail

O que é Renda Passiva e 4 formas de a alcançar

Renda passiva

Quando falamos em renda passiva a associamos a um rendimento sem qualquer esforço. Para isso é necessário investir numa atividade para que seja possível gerar contrapartidas, que é como quem diz uma renda passiva. Lembre-se que uma renda passiva não implica que trabalhe de forma constante, contrariamente a uma renda extra, que implica trabalhar em horário pós-laboral para receber mais algum para além do rendimento do dia a dia.

 

📌 Leia também:
As 10 regras da poupança

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

Esta é uma forma de ganhar mais algum ao final do mês, mas numa primeira fase, requer algum do nosso tempo porque nada caí do céu. O objetivo é dispor de algum investimento na criação, para que depois possa gerar rendimentos por si só.

Já o rendimento passivo, este não depende do seu esforço/ tempo dedicado a uma determinada atividade. Não depende da questão do tempo que investimos em fazer algo, e sim um investimento que é feito em algo, por exemplo uma formação em vídeo e que vai gerando retorno sem que seja necessária a intervenção direta da pessoa. Pode ganhar dinheiro com uma renda passiva, através da geração de conteúdo online, venda de e-books ou de programas de afiliados.

Use a internet não só como lazer, mas sim para gerar negócios! O importante é tirar a ideia do papel e colocar em prática, avaliando todos os pontos através de um Plano de Negócios muito bem feito, de forma a avaliar o custo benefício e prever quando irá recuperar o tempo e dinheiro investido.

Para isso, aqui ficam algumas dicas:

  • Defina o que faz realmente bem

Comece por definir onde faz realmente a diferença. Onde é que se destaca? Quais serão as suas áreas de interesse e atuação? Estas e outras perguntas devem ser encaradas de forma positiva, para que seja possível o desenrolar do trabalho.

 

  • Crie valor naquilo que entrega

É fundamental criar autoridade na forma como chegamos ao consumidor. O que fazemos para lá chegar, que ferramentas utilizamos, etc. Esta autoridade leva à confiança e a confiança leva à compra, logo ao crescimento do seu leque de clientes, tornando a sua aproximação mais eficiente e eficaz.

O melhor amigo da confiança é o tempo, onde deve ser bem direcionado e gerido, de forma a otimizar e a criar um segmento exclusivo de aposta, onde para isso, deve se centrar numa só direção, num só segmento, definindo mais do que uma estratégia para lá chegar e ter foco. Para criar valor, deve sempre considerar a qualidade, como fator chave do seu trabalho e não fazer por fazer, porque dessa forma vai acabar por perder tempo e dinheiro.

 

  • Pense no seu sonho

O seu sonho passa por criar um negócio? Quer ter uma renda passiva? Então pode começar a colocar esse sonho em prática e depois de bem estruturado o seu negócio, criar um blog ou site, de forma a rentabilizar ao longo do tempo. Para que seja possível defina bem o seu público alvo, de forma a se tornar rentável.

 

Formas de alcançar uma renda passiva

1 – Crie um curso online

Gosta de dar formação? É especialista em algum assunto? Então chegou a hora de ensinar às outras pessoas e partilhar esse gosto com quem também tem o interesse de saber mais. Os cursos online podem e devem ser uma opção bastante interessante de renda passiva e estão cada vez mais em alta, dado que o consumo de conteúdo online tem vindo a aumentar. Atualize-se no que sabe fazer bem, aprenda também cada vez mais para ensinar cada vez melhor!

Gosta de moda? Então pode criar um curso de personal stylist, onde pode ensinar truques e dicas sobe moda, imagem pessoal, coloração, etc.

Gosta de marketing?Então pode criar curso online de marketing digital e disseminar o conhecimento, etc.

Partilhe o seu conhecimento com as pessoas, através de workshops, formações, etc. Esta é mais uma forma de monetizar as suas ideias e a stransforme numa fonte de renda passiva.

Não sabe por onde começar? Faça uma pesquisa com a sua audiência, e veja qual tema que lhes desperta mais interesse. 

 

2 – Faça invesimentos

Investir dinheiro pode ser feito de diversas formas, mas se o objetivo é ganhar alguma rentabilidade então deve saber que automaticamente deve ter em consideração duas coisas muito importantes para que resulte:

  1. Diversificar a sua carteira que é a mesma coisa que dizer não “colocar os ovos todos no mesmo cesto”, mesmo em produtos de maior risco;
  2. Ter sempre presente a ajuda de um especialista que pode ser através do seu Banco, aonde deve fazer sempre um questionário de perfil de investidor, para poder saber exatamente que tipo de investidor é e daí traçar estratégias para maximizar os seus investimentos.

 

3 – Criar um blog

Criar um blog parece tarefa difícil, mas com atenção e dedicação consegue! Há muitas plataformas, como o WordPress e o Blogspot que possuem templates de diferentes temas e áreas já pré definidos. Escolha aquele que mais gosta e com base no tipo de conteúdo que vai publicar e comece já!  

Não sabe por onde começar? Escolha um tema que goste e que é especialista. Por exemplo, gosta de fazer bolos, então porque não criar um blog com receitas deliciosas dos seus bolos, e partilhá-los com o Mundo? Através do blog pode ir além! Quer seja com posts patrocinados como também para vender seus próprios bolos.

 

4 – Criar um canal no YouTube

A ideia base é muito idêntica ao ponto 3. Não tem medo de falar para as câmaras? Então divulgar o que sabe fazer de melhor através de um canal de Youtube pode ser uma boa opção.

Aqui também pode utilizar o canal no YouTube para mostrar como se pode fazer algo que é especialista e ensinar aos outros como se faz. Por exemplo , segosta de fazer vídeos então pode e deve exemplificar com a sua câmara, dar as dicas mais interessantes, aconselhar a compra de material a preços mais competitivos, etc. Esta pode também ser mais uma fonte importante de renda passiva, que à medida que vai passando o tempo vai crescendo.

 

E já sabe, é sempre importante termos mais do que uma opção, que nos permita fazer crescer o nosso negócio. Com estas ideias e dicas pode colocar em prática e começar a tirar proveito. Desta forma, vai conseguir ter uma renda passiva bastante interessante! 

 

Quer saber mais sobre renda passiva? Vamos conversar! 😉