Blog

Vai adquirir um seguro? 3 informações que deve saber

Vai adquirir um seguro? 3 informações que deve saber

Está a pensar a fazer um seguro do ramo vida e não vida e não sabe por onde começar? Para que nada lhe escape e possa adquirir o seguro mais direcionado para o que verdadeiramente precisa e para não pagar mais do que o previsto, preparámos uma checklist, muito simples, para que fique com a informação mais organizada. Connosco, vai aprender a escolher o melhor seguro!

Não vá ao banco solicitar um seguro, antes de ler este artigo 😉

 

📌 Leia também:
Perguntas sobre dinheiro que todos devemos fazer
7 dicas para quem está desempregado

 

3 informações sobre seguros que deve saber, antes de ir ao banco

 

1 – Que coberturas devo escolher?

Independente do seguro, deve sempre ter em atenção as coberturas existentes em cada uma das fórmulas apresentadas para cada seguro. Por exemplo, pode ter a fórmula base, maxi ou top para um seguro de automóvel e dentro destas mesmas fórmulas, ter limites diferentes que vão crescendo à medida que o seguro se torna mais completo. Logo, vai pagando cada vez mais!

É importante saber exatamente todas as coberturas existentes na solução que pretende escolher, para não estar a pagar por algo que pode não vir a usufruir, na totalidade. ⚠ Tenha em atenção que, muitas vezes o barato sai caro! 

 

2 – Todos os seguros têm franquia?

Dependendo das coberturas que escolher, nas respetivas fórmulas e conforme referido anteriormente, pode ser associado uma franquia. Antes de contratar um seguro, seja ele qual for, é importante saber qual é a franquia associada a cada cobertura de acordo com o tipo de seguro que fizer. Quando uma franquia é reduzida, pode implicar um valor a pagar pelo seguro mais elevado.

Por isso é que, quando comparamos várias simulações, não devemos olhar só para o preço, mas para tudo o que abarca esse mesmo valor, incluindo a franquia.

Mas Carina, o que é uma franquia? 😱 Calma, nós explicamos! A franquia é o valor que o cliente paga. Por exemplo, numa quebra de vidros, se tiver uma franquia zero, significa que caso seja necessário acionar o seguro não terá que pagar nada porque a companhia pagará na totalidade, caso a participação do sinistro esteja em conformidade.

 

3 – O que devo analisar antes de escolher um seguro?

Antes de se decidir, deve olhar para as várias características do seguro, seja ele qual for. As mais importantes são, coberturas, franquias, limites e exclusões.

As exclusões devem ser tidas em consideração, pois na grande maioria das vezes só se olha para esta característica quando acontece um acidente e quando a companhia informa que não comparticipa. Relembramos sobre esta exclusão, pois quanto o assunto é dinheiro… não queremos surpresas desagradáveis, não é? 😉

Agora que já tem mais conhecimento para solicitar um seguro, não se esqueça de solicitar várias simulações e analisar todas as características, para além do preço. Vai fazer toda a diferença!

 

Precisa de mais ajuda para escolher um seguro? Vamos conversar!
Escreva sobre as suas dúvidas nos comentários abaixo 👇

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up