Blog

5 perguntas sobre dinheiro que todos devemos fazer

5 perguntas sobre dinheiro que todos devemos fazer

Para que a relação com o nosso dinheiro seja organizada, planeada e bem gerida, tome nota de algumas perguntas que deve fazer no seu dia a dia, para que a sua vida financeira se torne mais equilibrada e próspera:

 

📌 Leia também:
Melhores investimentos para 2021

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

5 perguntas sobre dinheiro

 

1 – Será que estou a gastar mais do que devia?

Se está, a primeira coisa a fazer é listar todas as suas despesas (fixas, variáveis e pontuais) para poder perceber e ver com os próprios olhos onde gasta o seu dinheiro, de forma a eliminar logo à partida despesas supérfluas e começar a criar um planeamento eficaz para organizar as suas finanças pessoais.

 

2 – Como posso poupar dinheiro?

Depois de ter um orçamento e planeamento delineados, pode criar através do seu Banco, num dia programado por si e de preferência no dia em que recebe o vencimento, uma poupança programada com montantes mensais que podem começar em 10€ e todos os meses colocar um valor, tendo sempre a possibilidade de reforçar essa mesma poupança.

 

3 – Qual é a melhor forma de investir para ter mais retorno?

A primeira coisa a fazer, é identificar o seu perfil de investidor e depois, mediante o valor que pretende investir, potenciar o máximo de retorno. Como? Através da diversificação do montante colocando uma parte que vai depender do seu perfil de investidor em soluções de risco. De reforçar que qualquer que seja a aplicação de risco, um dos princípios para obter um retorno dentro do esperado é o tempo, ou seja, deve ser considerado uma previsão a longo prazo.  Quer um aconselhamento 360º para começar a investir? Contacte-nos!

 

4 – Qual é a melhor altura para fazer um PPR?

Deve fazer um PPR depois do mês de Fevereiro, porque já terá a previsão de rentabilidade para o corrente ano. Deve também, ter em atenção que tipo de PPR pode fazer! Se considerar o PPR como um investimento, então sugiro que opte pela diversificação em PPR de Fundos, que lhe potenciam uma melhor rentabilidade no longo prazo. Se a sua ideia é planear a reforma pode sempre conjugar com um PPR de seguro para garantir o valor investido.

 

5 – Como posso aumentar o meu rendimento ao mês?

A nossa sugestão passa sempre por começar com um rendimento extra, que pode ser através de um hobbie. Gosta de fazer bolos ou trabalhar com artesanato? Então pode começar por vender a família e amigos e quem sabe não será uma ideia de negócio no futuro? Pode também, caso tenha uma carteira de investimento, analisar se está a ter o retorno esperado ou se pode potenciar algum crescimento.

Estas são algumas das questões que bem respondidas, podem fazer a diferença no alinhamento e gestão da sua saúde financeira 😉

 

Agora, partilhe nos comentários: de 1 a 5, qual destas perguntas ainda não tinha o hábito de fazer a si mesmo?

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up