Carina Meireles

BLOG

CARINA

MEIRELES

Receba as minhas atualizações no seu e-mail

Confinamento como poupar nas despesas da casa

Como poupar nas despesas da casa

É no nosso dia a dia que muitas vezes gastamos uma fatia significativa de dinheiro. E porque não começar desde já a olhar para o nosso dia a dia de outra forma e prevenir o futuro? Existem inúmeras formas de poupar que podem, sem dúvida, fazer a diferença numa família e ajudar nesta altura de crise a precaver cada vez mais o futuro de amanhã.

Vamos começar a tomar consciência de que o importante é começar e que é possível, e que pode começar nas pequenas coisas da nossa vida, que muitas das vezes nem nos apercebemos. 

Abaixo, partilhamos consigo um check list para colocar em prática!

 

📌 Leia também:
Melhores investimentos para 2021

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

4 dicas simples e práticas para poupar nas despesas de casa

1 – Utilize os eletrodomésticos em horários mais económicos, de acordo com o tipo de contador que tem e pode consultar isso na sua fatura mensal.

 

2 – Poupe na conta da água e aproveite para explicar às crianças, como é importante e porque é que faz sentido! Quando utiliza a água para lavar as mãos por exemplo, não deixe a torneira aberta enquanto as lava. Está a ter um desperdício na água e de dinheiro ao final do mês que se reflete na conta a pagar. Opte por lavar os dentes com um copo e encha o copo, para não ter a água a correr.

 

3 – Não desperdice NADA! Compre na quantidade certa, com prazos de validade alargados e não deixe que nada vá para o lixo – por exemplo, a fruta muito madura pode dar origem a excelentes sumos ou batidos e que podem servir para levar na marmita para o almoço do dia seguinte.

 

 4- Aproveite esta altura para analisar bem as faturas da luz, gás e água e ver como estão os consumos e se está com as tarifas mais adequadas à sua situação. Pode poupar muito dinheiro se fizer as contas.

 

 – Se estiver a preparar o almoço, pense já no jantar ou tente ao máximo deixar os alimentos pré-cozinhados ou caso sobre do almoço, congele para dar para mais refeições. Desta forma vai também estar a economizar no tempo que passa na cozinha e gastá-lo de outra forma.

 

E não se esqueça que para poupar nas despesas da casa, é fundamental que tenha um orçamento mensal!

Primeiro de tudo, é preciso, em família, saber exatamente quais são os gastos que existem, detalhá-los e analisá-los mensalmente, para controlar possíveis desvios. Podem anotar num papel, ou num ficheiro em Excel, ou utilizar a plataforma Boonzi, que faz isso de uma forma automática.

Só desta forma é possível saber exatamente por onde começar a poupar e quais os próximos passos. Quanto posso poupar? Qual vai ser o meu objetivo de poupança? Estas e outras perguntas tão importantes para conseguirmos poupar.

Para isso pode sempre aprender mais e mais com uma consultoria muito direcionada para o seu caso fazendo uma consultoria de Orçamento Familiar. Desta forma vai poder ter mecanismos e estratégias eficazes para criar, gerir e organizar da melhor maneira as suas finanças pessoais.

 

Deseja fazer uma consultoria de Orçamento Familiar? Vamos conversar!