Blog

Contas bancárias: como evitar os custos e comissões?

Contas bancárias: como evitar os custos e comissões?

Cada vez mais existem oportunidades no mercado para que não tenhamos que pagar comissões de gestão de contas bancárias! Como? Por exemplo, através dos Bancos online.

Sabe quanto paga de comissão de gestão de conta no seu Banco? E o que tem associado a esse custo? Estas são algumas das perguntas que devem ser feitas para perceber o que podemos mudar.

Estamos a pagar todos os meses por serviços associados às contas Bancárias, que não utilizamos e não fazemos contas ao que contempla os chamados “pacotes” de conta.

Está a tornar-se cada vez mais caro em alguns Bancos, ter contas para movimentar o nosso dinheiro. Descubra como evitar os custos e comissões com a sua conta bancária!

 

📌 Leia também:
As 10 regras da poupança

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

Como evitar os custos e comissões com conta bancária

Uma alternativa à redução de custos com as contas, passa por ter uma Conta de “Serviços mínimos bancários” que permite ao titular poder usufruir de grande parte dos produtos que tem com a conta à ordem atual, mas com um custo significativamente mais reduzido (comissão máxima anual 4,38€ + Imposto de selo a 4%, para este ano de 2021).

A alteração é muito simples! Cumprindo os requisitos pode solicitar a alteração da conta, mantendo o mesmo número da conta, mudando apenas a designação, não precisando de anular a que já tem. Os requisitos necessários para poder usufruir da conta de serviços mínimos são:

 

1 –  Não pode ter outras contas bancárias de depósitos à ordem, seja em que banco for.

2 –  Se tiver outras contas noutros bancos, pode ser apenas co-titular de uma conta de serviços mínimos com uma pessoa com mais de 65 anos de idade ou grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% e que não tenha outras contas à ordem, ficando esta pessoa como titular.

3 – Cumprindo os requisitos referidos no ponto 2 anterior, pode ter uma conta de serviços mínimos sendo apenas o único titular, desde que não tenha outras contas à ordem.

 

Uma Conta de “Serviços mínimos bancários” é uma excelente opção para reduzir comissões ou até mesmo não as ter. Grande parte dos Bancos, detém este tipo de conta, pelo que, de uma forma cómoda, poderá fazer a alteração. O Banco não poderá indicar que não é possível! É possível, desde que cumpra os requisitos.

E já sabe, pode sempre fazer as contas das comissões através do documento que os Bancos são obrigados e enviar ao clientes por email ou por carta, ou disponível no Homebanking, onde poderá consultar as comissões de cada serviço e o nº de vezes que foi utilizado, o total de comissões do ano anterior, as taxas de juro da conta à ordem e total recebido e taxas de juro dos saldos a negativo com o respetivo total cobrado, caso exista.

Pode também controlar as despesas de manutenção de contas bancárias, caso tenha, através do extrato mensal da sua conta à ordem e optar sempre que possível por bancos online como por exemplo, os 3 bancos online mais utilizados em Portugal: Revolut, Lydia e Monese!

É sempre importante analisarmos todas as comissões que possamos estar a ter com os bancos, porque representam uma fatia significativa nos nossos gastos ao final do mês, onde tudo junto conta.

 

Quer mais aconselhamento para gerir as finanças? Vamos conversar!

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up