Carina Meireles

BLOG

CARINA

MEIRELES

Receba as minhas atualizações no seu e-mail

5 dicas simples para obter maior reembolso do IRS

Como obter maior reembolso do IRS?

Estamos na altura de olharmos para formas de obter uma maior reembolso no IRS. Para isso aqui ficam cinco dicas:



📌 Leia também:
Melhores investimentos para 2021

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

5 dicas para obter maior reembolso do IRS

1 – Confirmar todas as despesas no e-fatura até ao prazo previsto anualmente e quando refiro confirmar, reafirmo, porque no caso de filhos menores é muito importante analisar as despesas dos infantários, colégios ou escolas, da farmácia, e outras despesas de saúde, de forma a serem certificados todos os valores que podem fazer uma grande diferença na hora de pagar menos ou receber.

 

2 – Tenha em atenção se submete o IRS em conjunto ou em separado, para poder pagar o mínimo possível de IRS. Para isso, simule cada uma delas e veja qual será mais vantajosa.

 

3 – É aconselhável apresentar o IRS depois dos primeiros 15 dias após o início do prazo, porque podem surgir alterações que são testadas nesses primeiros dias. Lembre-se que, quanto mais rápido entregar o IRS, mais rapidamente o recebe.

 

4 – Importante reforçar o que deve ser comunicado nas Finanças, ora vejamos: nascimento de filhos, mudança de residência permanente, morte do cônjuge, casamento, divórcio, filhos em guarda conjunta e filhos que deixaram de ser dependentes, para que fiquem os dados devidamente atualizados e não fique prejudicado no IRS.

 

5 РOs agregados familiares ainda podem e devem abater ao respetivo imposto uma s̩rie de despesas dos dependentes considerando as dedṳ̵es na sa̼de, educa̤̣o, penṣo de alimentos e dedṳ̣o do IVA pela exig̻ncia de fatura.

 

O NIF da criança menor é sem dúvida muito importante no que diz respeito a despesas de educação e saúde. As restantes despesas poderão entrar nas despesas dos Pais, podendo significar uma redução de cerca de 35% dos gastos até 250€, para cada elemento do casal, para poderem usufruir de benefício fiscal.

O facto de ter filhos e em maior número representa uma maior dedução no IRS, porque também existem mais gastos com as crianças.

 

Respeite todos os prazos e não deixar para a última, de forma a evitar constrangimentos na hora de submeter o IRS. Estamos combinados?😉

 

Precisa de ajuda para poupar e investir o dinheiro que receber do IRS? Vamos conversar!