Blog

5 sinais de que as suas finanças estão do avesso

5 sinais de que as suas finanças estão do avesso

Quando falamos em finanças pessoais, consideramos que basta só organizar as despesas do mês e já está tudo bem. Mas a verdade é que só isso não é o suficiente para caminhar em direção à liberdade financeira.

Aqui ficam 5 sinais para vos ajudar a identificar se as finanças pessoais estão do avesso ou muito bem organizadas. Esta é uma atividade prática, ou seja, vamos fazê-la juntos, combinado? 😏

 

Para cada sinal, indique nos comentários:

👍 Estou organizado

👎 Estou do avesso

 

Por exemplo:

1 – 👍

2 – 👎

3 – 👍

4 – 👍

5 – 👎

 

Se tiver mais 👍 significa que as suas finanças pessoais estão organizadas e se tiver mais 👎 significa que é hora começar a organizá-las, agora! Se tiver um ou dois sinais 👎 significa que deve focar em melhorar estes sinais. Precisa de ajuda? Vamos conversar!

 

📌 Leia também:
Melhores investimentos para 2021

Hábitos que vão mudar a sua vida financeira para melhor

 

5 sinais para identificar se as finanças pessoais estão do avesso

 

1- Estar a gastar mais do que tem

Este é um dos sinais de que não sabemos onde, quando nem como gastamos o nosso dinheiro. Estarmos a gastar mais por mês,significa que estamos sem controlo algum das nossas finanças. Solução? Criar um orçamento mensal e detalhar todas as despesas.

E quando falamos “todas” são todas mesmo, inclusive o café de 0,60€ que toma uma vez ou outra com os amigos 😉

 

2- Não está a poupar

Poupar é uma prática essencial e que deve introduzir nos seus hábitos diários, depois da análise de custos. Para isso, basta fazer a conta: orçamento mensal (aquilo que tem disponível para gastar no mês) – todas as despesas (tudo o que o pagou com o seu orçamento mensal). 

Após realizar essa conta, questione-se: o que poderia ser evitado? O que poderia ter sido reduzido?…

Perceber onde consegue poupar dinheiro, para depois o poder canalizar para por exemplo uma poupança ou um investimento. Lembre-se: o seu pensamento deve estar orientado para conseguir poupar com uma finalidade que pode ser a viagem de férias, um intercâmbio, a compra de uma casa, entre outros… e começar por exemplo com 5% ou 10% de acordo com as suas possibilidades. O importante é começar e manter o hábito!

 

3-  Não tem um Fundo de Emergência

Para além das nossas poupanças, nas quais devemos evitar ao máximo mexer, devemos ter uma quantia de dinheiro, mais acessível, que podemos ir buscar em caso de emergência. A ideia é que vá alimentando, regularmente, este Fundo de Emergência, mas só lhe mexa em caso de necessidade extrema. Imprevistos surgem sempre, não acontecem só aos outros e devemos estar preparados para lidar com eles. E lembre-se: pouco é bem melhor do que nada!

 

4-  Não faz uma lista de compras

Se não faz uma lista de compras, toda vez que precisa de ir ao supermercado ou ao shopping está na altura de começar, agora! Preparar uma lista para ir às compras evita gastar mais do que o necessário, já que qualquer produto a mais no carrinho têm um peso significativo no seu orçamento.

Outras dicas para criar listas de compras eficazes: 

  • Se a lista é de supermercado, veja o que tem no frigorífico e na despensa antes de começar a lista
  • Se a compra for online, vá mensalmente guardando os produtos que deseja comprar numa lista de Favoritos.
  • Instale no seu smartphone uma app de listas onde pode dividir as compras por categorias. Algumas apps que pode instalar: MyList, BringListOn .

 

5- Não comunicar as leituras (luz, gás e água) mensalmente

Pode e deve, mensalmente, comunicar as leituras das suas contas de luz, gás e água, porque desta forma vai estar a garantir que paga exatamente o que gasta e não vai ter surpresas como muitas vezes acontece quando aparecem os ajustes para pagar que não percebemos de onde vem.

Todas as contas contam e fazem a diferença! É importante perceber que, se soubermos onde e como gastamos o nosso dinheiro, é possível definir estratégias de poupança ou mesmo de como colocar dinheiro a render.

 

De 1 a 5, quais destes sinais indicam que as suas finanças estão do avesso? 🤔
Responda nos comentários abaixo 👇

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up